Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ingredientes:Naco de Carne Grelhada

  • 1,2 kg de carne de vitela;
  • sal grosso;


Preparação:

O lume das brasas deve estar forte de principio para selar bem a carne. O fogareiro deve ter as brasas incandescentes distribuídas uniformemente. A grelha deve ser colocada a uma altura de cerca de 10 cm das brasas.

A carne deve ser cortada em postas ou medalhões com uma espessura de 3 a 4 cm (cerca de 300 g por peça).

Coloque a carne na grelha sem tempero nenhum. Após esta operação, e caso o deseje, tempere com sal grosso.

Volte a carne, sem espetar, quando aparecerem pequenas pérolas de sangue na superfície superior. O tempo que a posta está na brasa depende do seu gosto pessoal, consoante prefira a carne bem ou mal passada.

Para conservar a suculência da carne, esta não pode ser picada. Ao voltar a carne, o lume deve estar forte, para que se crie uma crosta que impeça a saída dos sucos. Contudo, esta crosta não deve ser espessa, porque senão o calor penetra na carne de forma deficiente e a carne acaba por ficar queimada por fora e mal grelhada por dentro.

Sugestão de acompanhamento: batata cozida sem casca e salada.

Notas:

  • Evite uso de uma grelha que anteriormente tenha grelhado peixe sem que tenha sido bem lavada e queimada pelo calor do grelhador para evitar alteração de aroma e paladar da carne;
  • Atenção às acendalhas e a outros produtos utilizados para atear o fogo. Estes podem libertar substâncias que alterem o gosto da carne, para não falar em potenciais problemas para a saúde;
  • Prefira lenha de fruteiras, de árvores folhosas ou carvão vegetal. Evite lenha de madeiras resinosas, como por exemplo o pinheiro.
  • A lenha utilizada não deve ser de madeiras resinosas (ex: pinheiro). Para produzir as brasas aconselha-se a lenha proveniente de fruteiras (ex: videira) e a generalidade das folhosas (ex: carvalho). Como alternativa, utilize carvão vegetal.