Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A partir do dia 3, pode começar a usar o seu arranque de fermento caseiro (sourdough starter) para adicionar sabor ao seu pão e continuar apao caseiro suplementá-lo com fermento até que esteja suficientemente activo para continuar sozinho.
Depois de ter criado o ponto de partida, basta mantê-lo no frigorífico e alimentá-lo duas vezes por semana, ou mais frequentemente, se você estiver a fazer o pão regularmente. Se você precisa ir de férias você pode dar uma alimentação maior, mas eu não deveria deixá-lo por mais de uma semana. Você vai saber se ele morrer, porque você vai obter um bolor horrível a crescer no topo. Foi o que aconteceu à minha primeira cultura. Mas não se stress caso tenha uma "morte" no seu primeiro arranque. Você fez isso uma vez pelo que pode fazer isso de novo.
Este seria um grande projeto para fazer com as crianças. É como ter um novo animal de estimação que não precisa de treino de higiene!
O sabor maravilhoso do fermento caseiro é um resultado de estirpes particulares de bactérias ácido lácticas. Para incentivar essas pequenas criaturas a crescer na sua cultura, eu gosto de usar iogurte natural. Mas se você quiser mantê-lo livre de laticínios, você pode usar como alternativa algumas uvas orgânicas.

Ingrediantes:

  • farinha de pão
  • água
  • iogurte natural

 

Preparação:

dia 1: Numa tigela limpa ou jarro, misture a farinha de trigo 50 g, 50 g de água e 2 colheres de sopa de iogurte natural orgânico. Cubra com filme plástico e deixe em algum lugar quente.


dia 2: Usando uma colher limpa, adicione a farinha 100 g e 100 g de água. Misture para combinar. Recuperar e deixe num lugar quente.


dia 3: Hoje pode fazer seu primeiro pão. Mas vai precisar usar algumas leveduras também. Quando tiver removido o arranque 200 g, deve reabastecer com 100 g de farinha e 100 g de água. Misture para combinar.
Recuperar e deixe em um lugar quente.


dia 4 em diante: Remover 200 g de arranque deste fermento e use-o para fazer pão ou deitá-lo fora. Usando uma colher limpa, adicione como substituição 100 g de farinha e 100 g de água. Misture para combinar. Recuperar e deixe em um lugar quente.


algures entre cerca de dia 10 e dia 15: o seu arranque deve começar a mostrar sinais de vida. Basicamente ele vai começar a borbulhar.
Quando isso acontece, você pode parar de usar o fermento com o seu pão. E você pode começar a mantê-lo no frigorífico e parar alimentá-lo todos os dias.
Aponte para alimentá-lo (retirar 200 g e substituir por 100 g de cada - farinha e água) duas vezes por semana ou mais frequentemente se você estiver a fazer pão com mais frequência.

Receita e foto: The Stone Soup