Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Eu simplesmente adoro a idéia de colocar todo o recheio da abóbora no forno para assar e suavizar em algo manejável, ao invés de ter que usar toda a abobora butternut 1sua força muscular para cortar o recheio para a sopa.

Eu gosto de deixar a pele, mas remover as sementes antes de fazer o puré, porque eu gosto do sabor da pele e prefiro evitar a textura de noz das sementes. Se você preferir usar todo o recheio da abóbora, pode.

Ingredientes (suficiente para 3):

  • 1 abóbora "butternut"
  • 3 chávenas de caldo
  • 1-2 colheres de sopa de molho de soja
  • creme azedo para servir

Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 180º C. Coloque todo o recheio de abóbora e asse por cerca de uma hora ou até que ele se sinta mole quando o tocar.abobora butternut 2

2. Reduzir para metade o recheiro de abóbora cozida e tire as sementes, guardando-as para lanches. Coloque a abóbora, se quiser, numa panela.

3. Adicione o caldo e algum molho de soja, deixando ferver. Cozinhe por alguns minutos.

4. Reduza a puré usando uma varinha-mágica até ficar tão suave, como preferir.

5. Prove e tempere com um pouco mais de soja, se necessário. Sirva com creme azedo ou iogurte.

 

Variações:

vegan / sem lactose - sirva com creme azedo de caju. Mergulhe cajus crus/naturais na água durante cerca de 8 horas. Escorra, e em seguida, piquesopa abobora butternut num processador de alimentos com água fresca suficiente para fazer um purê. Tempere com um pouco de sal e sumo de limão suficiente para torná-lo tão amargo como lhe apetecer. Ou, use molho tahini como alternativa.

outro vegetal - sinta-se livre para usar a batata doce, ou outro tipo de abóbora. Outros vegetais de raiz assado inteiro como este também funcionam bem em sopas. Tente pastinaga, cenoura, beterraba, cebola, nabo, couve-nabo (rutabaga) ou uma combinação.

picante - um pouco de cominho em pó ou coentro pode ser agradável. Ou uma pitada de canela. Chilli também funciona bem com a doçura da abóbora.

ervas - tentar um pouco de tomilho fresco ou algum sábio adicionado com o caldo.

Tailandês - adicionar em algumas colheres de sopa de pasta de caril vermelho e substituir parte do caldo por uma lata de creme de coco.

Foto e receita: The Stone Soup